Total de visualizações de página

domingo, 27 de novembro de 2011

TUDO PRONTO PARA O FESTIVAL DE TALENTOS

Neste domingo, dia 04 de dezembro, a partir das 19:00h, a Concha Acústica será palco de mais um Festival de Talentos. Estarão se apresentando os candidatos da Primeira Eliminatória, assessorados pela Banda Talentos. Os ensaios serão nos dias, 29, 30/11 e 01/12. Os candidatos pré-selecionados para esta primeira etapa são: AEDSON SOUZA, CÁSSIO ABREU, NANDA MOREIRA, JEOVANE, JANAÍNA OLIVEIRA, PATRÍCIA MARTINS, ELIZÂNGELA BARRETO, GILBERTINHO, MARCIELE VIANA, ESTEFANE MIRANDA, ELLEM AMORIM, NÉLIO LOPES, HÉLIO NOVAIS, TRILHA 7, FERNANDO SERESTEIRO, PÉROLA ARAÚJO e NAL ROCHA. 

Compareça e prestigie os talentos de nossa terra!
Domingo, dia 04 de dezembro, às 19:00h, na Concha Acústica!

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

LEI ORGÂNICA DA CULTURA BAIANA EM VOTAÇÃO NA ALB

Projeto da Lei Orgânica de Cultura está na pauta de votação da Assembleia Legislativa do Estado da Bahia, dia 16 de novembro, logo depois do feriado.


No próximo dia 16 de novembro, quarta-feira, às 14h, no Plenário da Assembleia Legislativa da Bahia, os deputados baianos podem decidir pela aprovação da Lei que garante a institucionalização e o desenvolvimento da cultura da Bahia. A Lei Orgânica da Cultura dispõe sobre a Política Estadual de Cultura, buscando criar referências normativas e instrumentos que garantam a organização e o planejamento a longo prazo e de Estado da cultura da Bahia, para além de governos e gestões.

Um dos destaques do projeto de Lei é a proposta de criação do Plano Estadual de Cultura. Com a aprovação pelo Congresso Federal do Plano Nacional de Cultura em 2010, todos os estados brasileiros deverão implantar planos estaduais. Deste modo, a lei responde a uma demanda legal. Além disso, a Lei institui o Sistema Estadual de Cultura, que visa criar mecanismos que promovam uma maior articulação entre diferentes entes de governo, como a possibilidade de repasses de recursos fundo a fundo para os municípios, por exemplo. Além disso, a Lei introduz mudanças no Conselho Estadual de Cultura, objetivando sua democratização.

Para o secretário de Cultura, Albino Rubim, a Lei Orgânica é um dos maiores alicerces para a organização da cultura no estado e uma demanda concreta, que vai beneficiar não apenas os agentes e gestores culturais, mas toda a sociedade. “A importância da cultura para o estado da Bahia e sua contribuição para áreas diversas, como o turismo, a economia, entre outras, é um consenso. Por isso, esperamos o comprometimento dos deputados para a aprovação desta Lei, assim como o da sociedade civil e de toda classe artística e cultural, que podem acompanhar a votação e sensibilizar os representantes eleitos por eles”, afirma. A divulgação e mobilização em torno da votação já começou nas redes sociais e internet.

Encaminhado para avaliação do Legislativo pelo governador Jaques Wagner no dia 14 de outubro, o projeto de Lei foi elaborado pela Secretaria de Cultura do Estado após ampla discussão com a sociedade e a comunidade cultural. Ele foi um dos principais produtos da III Conferência Estadual de Cultura, realizada em 2009, e, posteriormente, passou ainda por consulta pública. “A Lei Orgânica da Cultura expressa o desejo da comunidade cultural baiana”, finaliza Albino Rubim.


terça-feira, 1 de novembro de 2011

VI FESTIVAL DE TALENTOS DE MÚSICA DE ITAPETINGA - PARTICIPE!

A Prefeitura Municipal de Itapetinga, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, pelo seu Departamento de Cultura, torna público que as inscrições para o VI Festival de Talentos de Música de Itapetinga estarão abertas no período de 07 a 11 de novembro, devendo os interessados efetuarem suas inscrições na Sede do Departamento de Cultura, situada na Concha Acústica. 
O Festival de Talentos de Música de Itapetinga chega à sua sexta edição com o objetivo de promover a arte e a cultura, despertar o gosto da população pela música, incentivar e estimular os músicos  e os valores artísticos de Itapetinga e revelar novos talentos.
Abaixo, teor do Regulamento do VI Festival de Talentos de Música de Itapetinga:


 VI FESTIVAL DE TALENTOS DE MÚSICA DE ITAPETINGA
REGULAMENTO

1 – DISPOSIÇÕES GERAIS
O VI FESTIVAL DE TALENTOS DE MÚSICA DE ITAPETINGA-BA, de modalidade  unicamente de interpretação,  voltado a todos os gêneros e estilos da música popular brasileira ou estrangeira, de qualquer autor, será promovido pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura, através do Departamento de Cultura.  Sendo realizado anualmente, reger-se-á pelos artigos e dispositivos que compõem o presente Regulamento.
2 – OBJETIVOS
Promover a arte e a cultura, despertar o gosto da população pela música, incentivar e estimular os músicos  e os valores artísticos de Itapetinga e revelar novos talentos.
3 –  NATUREZA DO EVENTO
O VI FESTIVAL DE TALENTOS DE MÚSICA DE ITAPETINGA, sendo um Festival de modalidade unicamente de interpretação musical, será realizado em três etapas sendo duas eliminatórias e uma etapa final e abrangerá os seguintes estilos: Pop/Rock, Sertanejo, Samba, Gospel/litúrgica, MPB, Reggae.  Os candidatos inscritos para O O VI FESTIVAL DE TALENTOS DE MÚSICA DE ITAPETINGA, ou seus representantes,  reunir-se-ão no dia 16 de novembro de 2011, na sede do Departamento Municipal de Cultura, às 18:00h, quando será realizado um sorteio dos participantes por estilo musical. A quantidade de inscritos no Festival será dividida igualmente ou da forma que mais se aproxime da igualdade entre os estilos musicais citados acima. O candidato sorteado nas modalidades de estilos musicais não poderá solicitar troca de estilo, entretanto poderá haver troca de estilo musical entre os participantes até o momento do termino do sorteio, sendo que esta troca deverá ser informada à comissão organizadora ainda durante este evento. Definido o estilo musical, o artista/interprete deverá escolher dentro do estilo a ele sorteado a música com a qual deseja concorrer no O VI FESTIVAL DE TALENTOS DE MÚSICA DE ITAPETINGA.
4 – INSCRIÇÕES
As inscrições serão realizadas em duas etapas distintas, conforme discriminado nos sub-itens a seguir:
4.1Pré-inscrição
As pré-inscrições para o VI FESTIVAL DE TALENTOS DE MÚSICA DE ITAPETINGA estarão abertas de 07 a 11 de novembro de 2011, no  Departamento Municipal de Cultura, situado na Praça Guilherme Dias, anexo à Concha Acústica, no horário de 8:30h às 11:30h e 14:30h às 16:30h. No momento da pré-inscrição os candidatos deverão apresentar os seguintes documentos:
a)    Ficha de inscrição devidamente preenchida;
b)    1 Foto 3x4
c)    Cópias do RG, CPF e comprovante de residência
d)    Em caso de menor de idade, autorização dos pais ou responsáveis.
e)    Um CD gravado com sua voz, com qualquer música de sua escolha, para avaliação da interpretação e afinação do pré-candidato.

A ficha de inscrição encontra-se disponível no blog  do Departamento Municipal de Cultura www.culturaitapetinga.blogspot.com ou na sede do Departamento de Cultura, cujo endereço se encontra declinado no subitem 4.1 acima.
Nenhum material entregue será devolvido.
Não será cobrada taxa de inscrição.

4.2 – Confirmação da Inscrição
 Após a definição dos estilos musicais por candidato, que será realizado através do sorteio relatado no item 3, cada artista /interprete deverá confirmar sua inscrição nos dias 18 e 21 de novembro de 2011, na Sede do Departamento Municipal de Cultura, no seu horário de funcionamento, através da entrega de um CD gravado com a música de sua preferência (dentro do estilo musical a ele sorteado). Cada candidato poderá inscrever até 02 (duas) músicas de sua preferência, desde que se enquadre no regulamento deste Festival. Em hipótese alguma será admitida a troca da(s) música(s) após a entrega do CD. O candidato que não entregar o CD com as músicas ao qual irá concorrer no  período mencionado acima terá sua inscrição cancelada.
5 -  PRÉ-SELEÇÃO
A comissão organizadora do VI FESTIVAL DE TAMENTOS DE MÚSICA DE ITAPETINGA, indicará dentre os artistas e pessoas ligadas à MUSICA, em geral, uma comissão de triagem para escolha de 28 candidatos que estarão concorrendo no festival, sendo suas indicações irrecorríveis. Os candidatos escolhidos serão divididos em dois grupos de 14 candidatos cada.
5.1 – O vencedor da edição anterior do Festival de Talentos de Música de Itapetinga não poderá concorrer como candidato, contudo o mesmo será convidado a fazer uma participação especial na abertura do VI FESTIVAL DE TAMENTOS DE MÚSICA DE ITAPETINGA.
6 - ENSAIOS
Os candidatos escolhidos pela comissão de triagem serão distribuídos em três grupos unicamente definidos para a realização dos ensaios que serão realizados nos dias 23, 24 e 25 de novembro de 2011, com  local e ordem  determinados pela comissão organizadora.
7 – ETAPAS
 O VI FESTIVAL DE TAMENTOS DE MÚSICA DE ITAPETINGA será realizado em três etapas assim definidas: duas etapas eliminatórias que terão 14 (quatorze) participantes em cada uma, das quais serão escolhidos 07 (sete) concorrentes de cada etapa, e 01 (uma) e uma etapa final onde concorrerão os quatorze finalistas escolhidos nas etapas anteriores.
7.1 - Final
 Os 14 (quatorze) concorrentes finalistas, provenientes das duas eliminatórias, estarão credenciados para a grande final onde disputarão a preferência do público e júri na escolha e premiação dos 05 (cinco) mais pontuados no VI FESTIVAL DE TAMENTOS DE MÚSICA DE ITAPETINGA.
7.2 – Local e datas de realização das etapas do Festival 
Todas as etapas serão realizadas no Palco da Concha Acústica, abertas ao público, nas datas a seguir:
1ª Eliminatória: 27 de novembro de 2011, à partir das 19:00h
2ª Eliminatória: 04 de dezembro de 2011, à partir das 19:00h
 Etapa Final: 18 de dezembro de 2011, à partir das 19:00h
8 – ESTRUTURA
A organização do festival colocará à disposição dos concorrentes toda a estrutura de divulgação, palco, som, iluminação, camarins e uma banda com 04 integrantes (bateria, guitarra, contrabaixo e teclados) para ensaios e acompanhamento das três etapas do Festival. Cada intérprete poderá adicionar à banda base, na sua apresentação, qualquer instrumento complementar como músico, backing-vocal ou dançarino, sob sua responsabilidade.  
9 – CORPO DE JURADOS
 O corpo de jurados será composto por 05(cinco) membros, dentre músicos, literatos, produtores musicais e pessoas ligadas a área cultural em geral, tendo como competência a escolha dos candidatos finalistas e a atribuição dos prêmios, dentre os concorrentes. Ficando suas decisões definidas como inapeláveis e irrecorríveis. Cada jurado receberá uma planilha constando a relação dos candidatos de cada etapa, o qual deverá julgar todo o desempenho dos concorrentes dando 01 (uma) só nota englobando: afinação, sintonia com a banda, postura de palco, comunicação com a platéia, etc. (pontuando-se de 05 (cinco) a 10 (dez) pontos. No final das apresentações as planilhas dos cinco  jurados deverão ser encaminhadas devidamente assinadas ao digitador, o qual entregará diretamente para a comissão organizadora a planilha contendo os resultados a serem divulgados.


10 -  PREMIAÇÃO
10.1- Eliminatórias: Todos os concorrentes receberão um certificado de participação.
10.2 – Final:. Os 05 (cinco) concorrentes mais bem pontuados receberão o troféu de Talento Musical de Itapetinga e farão jus aos prêmios em dinheiro discriminados abaixo:

1º Lugar R$ 2.000,00 (dois mil reais)
2º Lugar R$ 1.000,00 (mil reais)
3º Lugar R$ 800,00 (oitocentos reais)
4º Lugar R$ 700,00 (setecentos reais)
5º Lugar 500,00 (quinhentos reais)

11 – CASOS OMISSOS
Todos os casos omissos não previstos neste edital serão resolvidos diretamente pela comissão organizadora.

CONTATOS:
77 3261-3011
77 9968-9967
77 9117-8879
77 9969-9958


Itapetinga – Ba, novembro de 2011