Aconteceu, entre os dias 13 e 15 de junho, no Palco da Concha Acústica, o I Encontro Territorial da Diversidade Cultural. Já no dia 13 esteve presente na noite de abertura o Superintendente Estadual de Cultura, Adalberto Santos, que aproveitou para visitar o Ponto de Cultura Fundação Movimento de Corais Canto das Artes, o Museu de Arte e Ciências de Itapetinga e a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-UESB. Em sua fala Adalberto frisou a importância da divisão do Estado em Territórios de Identidade e enfatizou a necessidade da criação do Sistema Municipal de Cultura nos municípios. Ressaltou a beleza e hospitalidade de Itapetinga e elogiou o potencial cultural do Território Médio Sudoeste da Bahia. No dia 15, data do encerramento, a programação contou com a presença do Pró-reitor de Extensão da UESB, Fábio Teles. As apresentações culturais das cidades de Caatiba, Itambé e Itapetinga foram as atrações do último dia.
O pró-reitor de Extensão parabenizou os idealizadores do projeto e agradeceu a parceria do Departamento de Cultura de Itapetinga e da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia –SECULT, no apoio às atividades que reuniu representantes do Território 8 de Identidade Cultural. “A Universidade se consolida nesta região há 30 anos e no decorrer dessa trajetória temos tentado projetar as atividades de cultura. O objetivo da atual administração da Universidade é dar uma nova dinâmica no contexto, fomentando a diversidade cultural que é uma marca do Estado da Bahia, com a criação dos Territórios Culturais.
Estiveram no palco da Concha Acústica artistas dos municípios de Itambé, Macarani, Itororó, Caatiba, Iguaí, Ibicui, Nova Canaã e Itapetinga.
As coordenadorias de Extensão e Cultura agora vão se mobilizar visando marcar a realização de novos eventos nos municípios vizinhos, dando prosseguimento ao Projeto Aldeia UESB de Cultura. “A cultura não deve ser trabalhada apenas como promoção de espetáculos. Precisamos reconhecer a nossa ancestralidade e cuidar do desenvolvimento de novas ações”, lembrou Luciano Lima, coordenador de Cultura do Campus Juvino Oliveira.
Segundo o Diretor Municipal de Cultura de Itapetinga, Maurício Gomes, “este foi um projeto importante para a consolidação das políticas culturais em nível de território, o que aproxima a arte e os artistas da região. Firmar essa parceria com a UESB é um passo que a atual Administração dá, no sentido de promover a cultura local”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário